quinta-feira, 14 de junho de 2012

AUSTRÁLIA... EM DOSES HOMEOPÁTICAS.



                                                            BANDEIRA DA AUSTRÁLIA!

Hillarys Beach

Agora, que já estamos aqui há mais ou menos dois meses, posso falar um pouco deste lindo país. Lindo, mesmo!

Informações básicas:
ÁREA: 7.682.300 km²
CAPITAL DA AUSTRÁLIA: Camberra
POPULAÇÃO: 22,6 milhões (estimativa 2011)
MOEDA: dólar australiano (muito próximo do valor do dólar americano, pequenas variações para mais ou menos)
NOME OFICIAL
: Comunidade da Austrália (Commonwealth of Australia).
NACIONALIDADE: australiana
DATA NACIONAL: 26 de janeiro (Dia da Austrália, chegada dos primeiros navios ingleses no ano de 1788).
LOCALIZAÇÃO: sudoeste da Oceania
FUSO HORÁRIO: + 13 horas em relação à Brasília
CLIMA
: árido tropical (maior parte), subtropical (SE), tropical (N e NO), mediterrâneo (S)
CIDADES DA AUSTRÁLIA (PRINCIPAIS)
: Sydney, Melbourne, Perth , Adelaide , Newcastle, Camberra, Brisbane
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO:
europeus meridionais e setentrionais 95%, asiáticos 3,5%, grupos étnicos autóctones - aborígenes 1,5% (censo de 1996). Não tenho os dados do último censo, mas se vocês procuarem na Internet vão achar. Acredito que há mais asiáticos e menos aborígenes agora.
IDIOMAS: inglês (oficial )
RELIGIÃO: cristianismo 74,4% (católicos 25,8%, anglicanos 17,8%, sem filiação 12,5%, protestantes 10,6%, outros 8,2%, dupla filiação 0,5%); agnosticismo 16,8%; outras religiões 7%; ateísmo 1,8%.
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 2,8 hab./km2
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,14% ao ano (estimativa 2011)
TAXA DE ANALFABETISMO: 1% .

IDH: 0,929 (Pnud 2011) - desenvolvimento humano muito alto. Muito alto! Muito alto!
ECONOMIA DA AUSTRÁLIA :
PIB: US$ 918,9 bilhões (estimativa 2011)
PIB per Capita:
US$ 40.836 (estimativa 2011)
Produtos Agrícolas:
trigo, cana-de-açúcar, algodão em pluma, uva, outras frutas.
Pecuária: bovinos, suínos, ovinos, aves.
Mineração: carvão, minério de ferro, chumbo, cobre, ouro, prata, petróleo, gás natural, bauxita.
Indústria
: alimentícia, bebidas, tabaco, máquinas e equipamentos, metalúrgica, extração de petróleo, carvão, química, gráfica e editorial, madeireira, papel.
DETALHE: Há 30 anos havia mais homens do que mulheres, sinto informá-las, queridas amigas, que a situação se inverteu.
"Uma análise de dados levantados pelo censo australiano revelou que a Austrália está sofrendo de uma "escassez de homens" sem precedentes." http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/
                                Estamos morando na cidade de Perth....amanhã...PERTH!

Esta é uma foto muito comum, quando se digita 'Perth', na Internet. A foto é do centro da cidade. Há pouquíssimos prédios e com arquitetura bonita. Os parques são muitos e muito bem cuidados.

                Há um parque chamado King's Park que nos dá esta vista maravilhosa da cidade.




Meu marido é um excelente fotógrafo! A vista é deslumbrante! A cidade e o Swan River a seus pés.



                                 O Alonso curtindo uma caminhada no King's Park.


                                               Flores lindas enfeitando o parque.

Perth é a capital e maior cidade do estado australiano da Austrália Ocidental. Com uma população de 1 700 000 habitantes (2009), Perth ocupa a quarta posição entre as maiores cidades do país, com uma taxa de crescimento consistentemente acima da média nacional. É um importante centro comercial e industrial do país.
Perth foi fundada em 12 de junho de 1829 pelo capitão James Stirling como o centro político do livre-colono Swan River Colony. Foi colonizada principalmente por britânicos, que a fundaram a 20 km do mar. No passado teve grandes minas de ouro, sendo este seu principal produto.
Perth fica no estuário do rio Swan. O seu nome provém da cidade de Perth, na Escócia. A sua área metropolitana fica entre o Oceano Índico e uma zona baixa costeira conhecida com o nome Darling Range, abrangendo mais de 30 localidades como Fremantle, Bayswater, Canning, Stirling, Gosnells, Nedlands, Peppermint Grove, Claremont, *Victoria Park e Armadale.
A cidade mais próxima de Perth com mais de um milhão de habitantes é Adelaide, que está a 2104 km de distância.
Tem um porto bastante ativo, destinado especialmente à exportação do ouro, níquel, ferro e alumínio produzidos na Austrália Ocidental.
* Nosso lar em Perth.

Clima de Perth
Os verões são geralmente quentes e secos, com duração de dezembro a março (como em todo Hemisfério Sul), geralmente sendo fevereiro o mês mais quente do ano, fazendo Perth um exemplo de uma cidade com clima mediterrânico (classificação climática de Köppen-Geiger). A temperatura mais alta já registrada em Perth foi de 46,2 °C, em 23 de fevereiro de 1991, mas acredita-se que a temperatura naquele mesmo dia havia chegado a 46,7 °C.
Os invernos são relativamente frios e chuvosos. A temperatura mais baixa registada em Perth foi -0,7 °C, em 17 de junho de 2006. A temperatura mais baixa na área metropolitana de Perth foi -3,4 °C, no mesmo dia no Jandakot Airport.

O Transporte (como funciona bem!)


Perth tem uma rede rodoviária com três auto-estradas, nove rodovias metropolitanas e não estradas com portagem. O Graham Farmer Freeway, incorporando o túnel Northbridge, foi construído no ano de 2000, o objetivo principal do túnel é uma ligação entre a região oriental e ocidental de Perth.
O transporte público metropolitano de Perth inclui trens, ônibus e ferrovias. São fornecidos pela Transperth, com linhas para as zonas rurais fornecidos pelo Transwa. Perth oferece ainda, viagens sem custo de trem à região de Smartrider, além de linhas regulares de ônibus que circulam pelo centro da cidade, também sem custos. São livres para todos os usuários e são de excelente qualidade.


Amanhã tem mais....


Já é amanhã (16/06/2012)

Por que estamos em Perth?

Detalhe: a pronúncia da palavra 'Perth' não é 'Pérf', como  podemos ouvir várias pessoas falando por aqui. Como diria minha ex-professora Olga, 'th' nunca será 'f'! Não é fácil para nós brasileiros, pois não temos esse fonema em nossa língua. Mas aqui vai uma dica: (hahahahaha... e das boas!) tente falar 'percival', como se você tivesse língua presa, bem presa...ok, agora tire o 'val' do 'percival'. Pronto! Hahahhaa...foi o máximo que consegui.

O Alonso veio fazer mestrado na Curtin University http://www.curtin.edu.au/, uma renomada universidade de Perth. Para aqueles que quiserem vir estudar aqui, a Austrália tem uma fantástica rede de Universidades e aceita intercambistas do mundo todo. Não é difícil estudar aqui. Além da Curtin University, em Perth há ainda Edith Cowan University http://www.ecu.edu.au/,  Murdoch University http://www.murdoch.edu.au/, The University of Notre Dame Australia  http://www.nd.edu.au/ e The University of Western Australia http://www.uwa.edu.au/. Para mais informações sobre duração dos cursos, custos vistos e coisas do gênero, visitem a página do Australian Education International http://australia.gov.au/. Mas, em média, um curso de graduação dura 3 anos e custa em torno de 10.000 a 13.000 dólares australianos por ano. Um curso de Inglês pode variar de 1.200 a 13.000, dependendo da duração do curso (que pode ser de 4 a 60 semanas).
Outras informações úteis (empregos temporáios, empregos no governo, etc.) podem ser encontradas no site  wa.gov.au.

Mas por que Perth?
Educação de primeiro mundo, estilo de vida que é difícil encontrar em outros lugares, Universidades líderes em Ciência e Tecnologia, um lugar realmente multicultural onde se pode encontrar pessoas de mais de 200 nacionalidades diferentes e todas são respeitadas e bem-vindas, uma cidade com boas oportunidades de trabalho e bons salários e além de tudo isso, linda, linda, linda!


                                     Whiteman park http://www.whitemanpark.com.au/

Amanhã tem mais...


Já é amanhã


Narinha, minha querida irmã, esta parte é para você!
Como você sabe, sou muito observadora. Nestes dois meses e pouco que estamos aqui, fiquei procurando um padrão para classificar as mulheres australianas...não encontrei. Elas são bem originais, não são peruas e se preocupam com a saúde (em parte, porque há muitos fumantes por aqui).
Não há um estilo predominante. Elas usam de tudo. Vou falar das ladies primeiro...ok, amanhã eu falo estão me chamando aqui..bjos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário